Evitando prejuízos com manutenção de celulares

Evitando prejuizos com manutenção de celular

Se você trabalha com conserto de celulares e quer estar evitando prejuízos com manutenção de celulares, sabe que precisa reduzir os custos e gastos para garantir lucros. Por isso, é necessário também minimizar ao máximo os prejuízos com manutenção de celulares.

Quem empreende nesta área sabe que diversas situações constrangedoras podem surgir e é preciso saber lidar com elas. São clientes que não pagam, consertos que não dão certo ou até que prejudicam o aparelho inteiro.

Vamos falar um pouco sobre as situações mais corriqueiras para quem trabalha com conserto de celular e o que você pode fazer para não passar por elas. E, caso esteja diante de algo parecido, também vamos lhe dar dicas do que fazer para driblar estes casos.

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Principais prejuízos com manutenção de celulares

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Estes são alguns dos principais problemas que, quem trabalha com manutenção de celulares, pode enfrentar no começou ou qualquer fase da sua carreira. Vale a pena conhecer para saber lidar do jeito certo.

Falta de habilidade com o conserto dos aparelhos celulares

evitando prejuizos com manutenção de celular 3

Infelizmente esta situação é bastante comum em quem está começando. Não só quem trabalha com celulares, mas em qualquer projeto que esteja como iniciante.

Algumas pessoas imaginam que trabalhar com manutenção de celulares é algo tão simples que podem começar a fazer sem nenhum preparo. Além de ser um engano, é um risco. Um passo em falso e você põe a perder um aparelho por completo. Saber o que está fazendo é fundamental.

Mas, fique atento. Por melhor que seja o curso que você faça, é na prática que vai perceber se sabe fazer o trabalho do jeito certo. O que acontece é que algumas situações de defeitos de celulares podem exigir uma atenção maior, um olha mais apurado.

Por isso, esteja focado em adquirir experiência, investindo bastante no seu mais novo ramo de atuação. Só assim você pode diagnosticar o problema, consertar o aparelho e deixar o cliente satisfeito.

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Do contrário, você corre o risco de não descobrir o defeito e ainda danificar o aparelho por completo. Uma situação destas prejudica qualquer profissional e a confiança que o cliente tem no seu trabalho.

 

Cliente que não paga o conserto

Cliente que não paga o conserto

Esta é uma situação muito comum. O cliente chega na sua loja, deixa o aparelho, aceita o orçamento, mas não aparece para pegar o celular ou se recusa a pagar o valor acordado no início por um motivo qualquer.

Além das peças utilizadas no conserto, toda a mão de obra foi perdida. Só quem trabalha por conta própria sabe o quanto faz diferença um tempo que se passa trabalhando para, no final, não receber o valor devido.

Outra situação é aquela em que o cliente só sabe que vai ter que pagar algo a mais na hora que vai buscar o aparelho e se recusa a fazê-lo. Neste caso, você, enquanto profissional, precisa deixá-lo ciente de tudo que ele deverá gastar antes de efetuar o conserto.

Cobrar menos do que deveria

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Outra situação típica de quem está começando a trabalhar por conta própria e que acarreta prejuízos com manutenção de celulares é não saber ao certo o valor cobrado pelo trabalho que será executado.

Não saber quanto cobrar desestimula e desvaloriza o profissional diante dos clientes. Até ele se sente desmotivado por não estar recebendo o que, de fato, merecia. Saber cobrar pelo serviço é tão importante quanto à execução deste trabalho.

Pense no seu ofício como um trabalho igual a qualquer outro. Afinal, você fez investimentos, estudou, comprou material, gastou tempo para desenvolver o seu trabalho e, nada mais justo, do que receber por isso.

Valorize-se enquanto profissional e assim você será valorizado pelos seus clientes. Uma dica para não sair no prejuízo é manter uma planilha atualizada de quanto gastou com investimentos no seu novo negócio.

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Defina também o valor da sua hora de trabalho. Pode usar como base o valor que outros profissionais cobram, mas levando em consideração a sua experiência e habilidade, claro.

 

Comprar peças sem atentar para o preço

Comprar peças sem atentar para o preço

Se você quer evitar prejuízos com manutenção de celulares precisa saber onde comprar as peças e acessórios que irá utilizar. Para lucrar você precisa gastar menos do que ganha. Do contrário, só terá despesas e nenhum estímulo para continuar.

Quando você compra peças mais caras vai precisar repassar esta diferença para o seu cliente no orçamento. Este, por outro lado, não ficará nada satisfeito e poderá buscar outro profissional.

Perceba que não estamos falando de trabalho executado com maestria, mas de serviços comuns, gerais que podem ter valores semelhantes, mas que você se obriga a exigir muito mais porque gastou muito com a aquisição das peças.

 

Evitando prejuízos com manutenção de celulares

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Veja agora o que você pode fazer para lidar da melhor forma possível com as situações listadas no tópico anterior.

Nunca deixe de aprender

O primeiro passo para ser um profissional de qualidade em qualquer área que você atua é saber o que está fazendo. Para isso, você precisa escolher bem a escola onde fará o seu curso e se formará como profissional de manutenção de celulares.

Um bom curso de manutenção de celulares é essencial para que você saiba usar as ferramentas e, claro, saiba fazer os consertos corretamente. Esta é a maneira mais sensata para não sofrer nenhum prejuízo no seu novo trabalho.

Depois disso, não pense em parar porque já estará com um diploma para ostentar na parede da sua loja. É preciso mais. Faça o seu curso com afinco e dedicação, tire todas as suas dúvidas, aprendendo o máximo que puder.

Quando terminar o curso, não fique de braços cruzados. Além da prática, estritamente necessária para a consolidação do que você aprendeu, é preciso estar atento a tudo que for relevante para o seu trabalho.

Isso quer dizer ler bastante, saber as novidades em peças, aparelhos e consertos e até mesmo se antecipar a novos problemas que também surgem com os novos aparelhos.

Assim você estará sempre preparado para qualquer tipo de trabalho que chegar até você.

Quando você comete o erro

Ainda complementando a dica anterior, esta dica é sobre honestidade. Se você é consciente de que realmente errou na execução do seu trabalho e isso causou estrago total no aparelho que estava consertando, admita a falha.

Erros acontecem sempre, em qualquer profissão. É melhor admitir o deslize, pagar por ele do que carregar a fama ruim de não saber trabalhar e ainda estragar o aparelho inteiro. É uma maneira de ganhar confiança e credibilidade no trabalho.

E até quando acontece algo deste tipo, há um jeito de você não ficar totalmente no prejuízo. Se você estragar um celular por completo e pagar ao cliente pelo erro cometido, certamente você ficará com o aparelho danificado.

Neste caso, abra o objeto inteiro em busca das peças que houver nele que possam lhe ajudar a consertar outros celulares da mesma linha ou semelhantes. E descubra onde você errou para que jamais volte a cometer o mesmo deslize.

Quando o cliente não paga o conserto

Infelizmente, ninguém está imune a este tipo de problema. Uma dica para evitar ser ludibriado é pedir uma espécie de adiantamento do trabalho que será executado. Não evita calotes, mas lhe dá uma segurança a mais.

Além disso, ao conversar com o cliente sobre o defeito do aparelho, seja honesto e diga tudo que ele precisa saber, inclusive os riscos que o objeto dele pode sofrer. Assim, ele decide ali na hora se aceita ou não o conserto.

Outra dica é desconfiar de clientes que querem ganhar vantagem em cima de você. Infelizmente isso acontece em todas as profissões. Ele chega até a sua loja se queixando apenas de um defeito, mas sabe que é mais do que aquilo.

O objetivo dele é fazer com que você pague por um defeito que você não sabia que o aparelho tinha, mas o dono sim. Portanto, antes de aceitar o trabalho analise o celular em busca de todos os problemas existentes.

Também por este motivo que é importante fazer um bom curso e ter um embasamento teórico e prático de todos os procedimentos necessários para a identificação dos erros e reparo dos celulares.

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Cobre o preço justo

Nem muito nem pouco. Cobre o que for justo pelo seu trabalho. É importante se valorizar como profissional que sabe o que está fazendo. Não tenha vergonha de fazer o seu preço.

Por isso, é muito importante a fase do orçamento. Avalie bem o aparelho, descubra todos os defeitos, saiba as peças que precisará utilizar e, só então, defina um valor para repassar ao dono do objeto.

Muito cuidado em prestar serviços para familiares e amigos. Infelizmente, é muito comum que estas pessoas solicitem um precinho mais camarada ou até mesmo de graça. Claro que você pode abater o preço, mas não tanto a ponto de não valer a pena o seu trabalho.

Para valorizar a tarefa executada, capriche no aprendizado, nas peças e no serviço de qualidade, condições de pagamento, serviços extras que só a sua loja oferece etc. Logo as pessoas vão perceber que o custo benefício vale a pena.

Encontre fornecedores bons e baratos

Se você mora em uma cidade grande, pode encontrar excelentes pontos de vendas de peças e acessórios de celulares nos grandes centros comerciais. Se não, pode optar fazer estas compras pela internet.

Comprar online já é uma realidade natural nos dias atuais. As opções de pagamento são facilitadas e o frete pode sair grátis de acordo com o valor final das suas compras.

Não importa se você vai comprar online ou em lojas físicas, valorize a qualidade do material que será utilizado. Isso vai influenciar diretamente o seu trabalho e também vai fidelizar o seu cliente.

Grandes centros de distribuição têm a vantagem de vender produtos com preços mais baratos. Assim, você consegue economizar e lucrar mais em cima dos serviços e produtos ofertados.

Encontre estes lugares perto ou dentro da sua cidade e faça um orçamento de tudo que você precisa para começar ou reforçar o seu trabalho. Você vai ver que o investimento valerá a pena quando perceber os lucros.

Durante o seu curso de manutenção de celulares você saberá com clareza todas as ferramentas que serão utilizadas e poderá fazer uma pesquisa mais completa e mais precisa.

No início você pode começar com poucas ferramentas e aumentar a quantidade à medida que o seu negócio for ficando mais lucrativo. Mas, é importante conhecer estes acessórios e o uso correto deles.

 

Mais dicas para evitar prejuízos com manutenção de celulares

  • Evite deixar para receber o pagamento depois. Este é o famoso fiado. Acontece muito entre amigos e familiares. Infelizmente quem sai perdendo é o profissional que gastou peças, tempo e habilidade em um serviço que não lhe deu retorno.
  • Reduza custos na hora de montar a sua loja. Aproveite um cantinho da casa para manter o seu negócio. Assim, você economiza com energia, água, internet e outras taxas das quais não estaria isento se resolvesse alugar um espaço.
  • Não pegue mais trabalho que você possa fazer. Por mais tentador que seja pegar todas as ofertas de trabalho que surgirem na sua loja, se você não der conta, as consequências podem ser piores como má fama junto aos seus clientes.
  • Ouça a sua intuição. Em algumas situações dá para perceber que algum serviço que você está prestes a aceitar vai dar mais trabalho e dor de cabeça do que lucro, na verdade. Se perceber que não vale a pena, deixe para lá.
  • Ofereça a garantia. Um prazo mínimo para que o cliente retorne ao seu estabelecimento se o celular voltar a dar defeito é importante para que ambas as partes sintam-se protegidas e seguras.
  • Em alguns casos, a garantia pode levar em conta a qualidade da peça utilizada e também o valor cobrado pelo serviço. Obviamente que uma peça e um serviço mais caros terão mais tempo de vida, logo, mais garantia.
  • Esta é uma maneira de você oferecer serviços mais baratos e mais caros, sem que saia no prejuízo assim como o seu cliente.

 

 

Quanto mais caro o celular, mais caro o conserto

Quanto mais caro o celular, mais caro o conserto

Um dado importante que você precisa ter conhecimento é a cerca dos serviços que deve cobrar ao mexer em determinado tipo de aparelho celular. E serve também para você se policiar e evitar danificar o objeto.

Cada dia surgem novos aparelhos de celular, com mais funções, aplicativos e até mais sensíveis do que os mais antigos. Quanto mais recursos, mais caros eles são. E é aí que mora o perigo ou o seu lucro.

Quanto mais caro for o celular, mais caro deve ser o preço que você vai cobrar para resolver o problema dele.

Isso se dá por conta das peças que também são mais caras e difíceis de serem encontradas. Do tempo e habilidade necessários para abrir o aparelho sem causar danos e da sensibilidade do mesmo.

Caso tenha em mãos um conserto deste tipo, mesmo sendo iniciante, procure o máximo de informações sobre o aparelho. Não confie apenas no que já viu em outros telefones semelhantes, pois pode encontrar diferenças.

Só desta forma você tira as dúvidas e fica mais seguro para fazer o seu trabalho sem correr riscos e prejuízos.

Portanto, antes de começar o seu trabalho deixe o cliente ciente do que ele pode pagar por aquele conserto e faça-o com a dedicação necessária para que ambas as partes saiam satisfeitas.

Consertar ainda é a primeira opção do cliente

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Atualmente comprar um aparelho celular é mais fácil do que se imagina. As lojas oferecem diversas e versáteis formas de pagamento e tem celular para todo gosto e necessidade.

Mesmo assim, quem já tem um celular prefere o conserto à troca do objeto. E é por isso que as lojas de manutenção estão cada vez mais em alta. O motivo está principalmente no valor que foi pago pelo objeto.

É natural que a pessoa que compre um celular por cerca de mil reais prefira levá-lo ao conserto, após o mesmo ter sofrido uma queda, do que, simplesmente, comprar um novo.

Por mais que a condição financeira das pessoas tenha melhorado com o passar do tempo, este é um investimento que ainda pesa no bolso. Portanto, esta área é bastante lucrativa para quem deseja trabalhar no ramo.

Caso seja este o seu caso ou se você ainda não está lucrando o bastante ou tanto quanto gostaria, não desanime. O sucesso depende de inúmeros fatores e um deles é a experiência no mercado junto com a qualidade do serviço prestado.

Continue acreditando no que faz, dê o seu melhor para a execução de um trabalho brilhante e o sucesso será apenas uma consequência das suas habilidades bem treinadas.

 

Como potencializar o seu trabalho e ampliar os lucros

como aumentar os lucros com manutenção de celular

Sabemos que o profissional iniciante pode demorar um pouco até fechar a sua cartela de clientes. Antes ele precisa ganhar experiência, solidificar o trabalho e ampliar o leque de serviços oferecidos, além de caprichar na qualidade, claro.

Até chegar a este patamar, é interessante buscar novas fontes de lucro para cobrir os custos iniciais com a montagem da loja, compra de peças etc.

Uma dica é investir em acessórios para revender como carregadores, fones de ouvido, cartões de memória, capinhas para celular e o que mais você achar interessante para deixar a sua loja funcional e atrativa para os clientes.

Não se esqueça também de deixar o seu ambiente propício para receber seus clientes. Por menor que seja o seu espaço é interessante oferecer nem que seja o mínimo de conforto para o tempo em que ficam aguardando o conserto.

Facilitar a forma de pagamento também é interessante. Aceitar apenas dinheiro pode limitar muito o seu trabalho e afastar muitos clientes, principalmente quando se tratar de consertos mais caros.

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Hoje em dia usar uma máquina de cartão de crédito é bastante vantajoso até para pequenas empresas. Pesquise e escolha a melhor opção para o seu negócio.

Um serviço de qualidade é imprescindível para o sucesso do seu negócio

Quando falamos em oferecer um serviço de qualidade estamos levando em conta um conjunto de fatores que influenciam diretamente no que o cliente classifica ou não como um serviço bem executado.

Obviamente que o principal deles é o aparelho com o seu problema solucionado. Afinal, foi por isso que o cliente lhe procurou. Ele quer que aquela dificuldade que está atrapalhando a vida dele vá embora.

O preço justo também é importante. Em alguns casos chega a ser o que mais atrai a maioria dos clientes. Nem todos levam em consideração a qualidade das peças, o problema solucionado, mas sim o valor que ele vai pagar.

Fique atento ao prazo que você oferece ao seu cliente. Na hora de fazer o orçamento é importante ter uma noção bastante aproximada do tempo que você vai precisar para encontrar o problema e fazer o reparo.

O celular não é só um acessório simples como qualquer outro. Ele é um instrumento de trabalho, de lazer, de comunicação, de estudos e diversas outras funções. Ficar sem o celular é algo difícil de pensar na atualidade.

Por isso, é tão importante honrar o prazo que você deu ao cliente. É claro que este tempo pode ser esticado se você detectar algo a mais a ser resolvido durante o reparo. Mas, não deixe de comunicar ao cliente esta mudança.

Este é, aliás, outro pilar no qual se baseia um serviço de qualidade: o tratamento que você dá ao seu cliente. Não se esqueça de valorizá-lo como tem que ser. Afinal, ele é a base do seu negócio.

Trate-o com gentileza, tire as suas dúvidas, ouça as indagações que ele fizer etc. É importante manter uma relação de confiança, afinal de contas, se ele sair satisfeito dali, a tendência é lhe procurar novamente quando necessário.

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Como você viu, evitar prejuízos com manutenção de celulares é uma das maneiras de você garantir a maior margem de lucro possível no trabalho que executa. Fique atento a todas as situações que mencionamos, esteja munido de bastante informação e conhecimento e fortaleça a sua experiência. Assim, você se solidifica no mercado e ganhará confiança suficiente para fazer um bom trabalho, ter uma boa carta de clientes e empreender com sucesso.

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