Você talvez já saiba que gerenciar melhor a equipe é a uma das ideias de progresso mais promissoras, não é mesmo? Mas como você pode fazer isso? Vamos ver um pouco mais a frente nesse mesmo artigo.
O sucesso de uma equipe depende dos profissionais nela, o que faz com que seja preciso uma atenção redobrada no processo de recrutamento e seleção, para reter as pessoas acima da média.
É preciso contratar pessoas competentes, com conhecimentos e valores que favoreçam a empresa. Para isso, é preciso ter um bom plano. Abaixo está algumas dicas que irão lhe ajudar com isso:
- Construa uma marca que consiga atrair talentos
- Saiba usar as novas tecnologias a seu favor
- Faça uma boa estrutura de entrevista de emprego
- Faça testes específicos e dinâmicos para seleção
Mas contratar não é o suficiente, mas sim garantir que o profissional permaneça a longo prazo.
Para isso, não basta apenas oferecer um salário competitivo, e sim tornar o ambiente agradável, complementar com alguns benefícios e reconhecer pelos resultados.
Uma equipe, para ser bem-sucedida, precisa de um líder que seja capaz de entregar grandes resultados, sendo ele o exemplo que do deseja encontrar nos outros.
Veja abaixo algumas dicas para ser líder inspirador:
- Saber colocar a “mão na massa”
- Ser exemplo do que deseja encontrar nos outros
- Ser o primeiro a chegar e o último a sair
- Construir um relacionamento forte e de confiança com os outros
- Saber ouvir e dar feedbacks eficazes.
É importante lembrar que nem todos os chefes são líderes, pois se trata de uma habilidade que deve ser desenvolvida. Ela não é adquirida ao tomar posse de um cargo de comando.
Atualmente se fala muito sobre a criação de um propósito grande e que inspire a equipe na realização de tarefas diárias. Esse proposito deve ser realista, parte da rotina da empresa, e bem funcional.
A verdade é que muitos gestores chegam a descrever propósitos belos, mas sem efeito prático e que não influenciam a performance da equipe.
Vamos ver então algumas dicas para desenvolvê-lo melhor:
- Pense naquilo que a sociedade perderia se sua equipe ou empresa não existisse
- Saiba inovar fugindo do tradicional, como o: “fazer do mundo um lugar melhor”
- Não tenha foco apenas nos interesses da empresa, mas também pense nos clientes ou na sociedade em geral.
Depois de criar o desígnio que deve ser perseguido por todos na equipe, deve ser compartilhado dentro da organização.
Reúna toda a equipe e a explique o porquê de o desígnio ser importante para a empresa, assim como o porquê de todos terem de se doar em sua busca.
Saiba definir metas inteligentes e desafiadoras
Outra dica para gerenciar melhor a equipe é saber como definir metas que sejam inteligentes e convidem todos a ação.
As metas são uma importante aliada, que deve ser capaz de direcionar todos rumo a um resultados específico. Elas devem que funcionar como uma bússola e ser de fácil interpretação pela equipe.
Um padrão bem conhecido é o SMART, acrônimo de cinco palavras do inglês que precisam ser seguidas para criar uma boa meta. Confira:
- Specific (específica)
- Measurable (mensurável)
- Attainable (alcançável)
- Relevant (relevante)
- Time-based (temporal)
Defina pelo menos de 4 a 5 metas por equipe, mais que isso pode acontecer de o foco ser perdido.
Seria ainda melhor construir as metas em colaboração com os profissionais da equipe, para que eles se mantenham envolvidos desde o início do processo, o que faz toda a diferença.
Conclusão
Seguindo essas dicas, será cada vez mais fácil gerenciar melhor a equipe e ser um líder mais eficaz. Por isso, não deixe trabalhar na gestão de sua equipe para ter melhores resultados em sua empresa. Ter uma boa gestão de pessoas é o segredo do sucesso.