Guia rápido: Como resolver os problemas do iPhone

Como resolver os problemas do iPhone
por

Ter um iPhone é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Não é por acaso: o design e acabamento do aparelho são impecáveis, o material em que é produzido é resistente, o sistema operacional é rápido e eficiente, além de ser integrado a outros dispositivos da Apple.

Apesar de ter qualidade inigualável, como toda tecnologia, pode deixar o usuário na mão algumas vezes. Não é comum, mas pode acontecer. Por exemplo, o iPhone X acabou de chegar ao mercado e suas principais falhas já foram identificadas, como os problemas na tela decorrentes do reconhecimento facial, as falhas na função de perspectiva e a fragilidade da tela.

trabalhando-com-manutencao-de-iphones

Diante disso, daremos algumas dicas para você, que está no início da carreira técnica ou planeja se especializar em breve, de como resolver os problemas mais comuns dos vários modelos de iPhone (8 e 8 Plus, 7 e 7 Plus, 6s e 6s Plus, SE, 5s, 5c, 5 e 4s).

 

 

  1. Avaliação dos defeitos

 

Não tem nem dois meses que o iPhone 8s começou a ser vendido e está dando o que falar. Uma taiwanesa adquiriu o produto e, após cinco dias de uso, a tela descolou sozinha enquanto o smartphone carregava na tomada. Outro consumidor japonês nem conseguiu usá-lo. Ao abrir a caixa, viu que o aparelho tinha o vidro frontal solto.

Além disso, muitos viram o revestimento traseiro de alumínio de seu iPhone 7, 7s Plus, 6s e 6s Plus oxidar, surgindo pontos esbranquiçados ao longo da carcaça do aparelho. Outro defeito de fábrica desses modelos é um som estranho que aparece em determinadas situações devido à rapidez do processador.

avaliacao-defeitos-iphone

Foto: MacMagazine

 

O primeiro passo da manutenção é diagnosticar o defeito do iPhone, se foi causado pelo uso ou veio de fábrica. Essa análise é fundamental e acreditamos que pode ser o diferencial do seu negócio: a honestidade com o cliente. Ao identificar um dano e constatar que é de responsabilidade do fabricante, encaminhe o solicitante de seus serviços a uma assistência técnica autorizada da Apple.

Clique aqui e consulte, no site oficial da Apple, a lista de assistências certificadas no Brasil para resolver os problemas do iPhone e oriente seu cliente a procurá-las nesses casos.

Muitos defeitos de fabricação são difíceis ou impossíveis de solucionar. Sendo assim, faça a escolha certa! Encaminhe sua clientela à assistência, se for necessário, e não a deixe perder a garantia, mesmo que você perca o serviço.

É muito arriscado tentar resolver um problema de fábrica, pois, além de perder a garantia, muito possivelmente você não conseguirá resolvê-lo e terá de arcar com os custos de um novo iPhone para o solicitante do serviço.

Se tiver dúvidas, faça uma boa busca na internet. Há milhares de relatos de internautas com os mais variados problemas de fábrica no aparelho.

 

 

  1. Troca de tela

 

  1. Prevenção: Quantas vezes seu iPhone caiu no chão no último mês? Muitos passam constantemente pela experiência de derrubar o celular no chão. Dá até um frio na barriga, não é? Sobretudo quando ele cai de costas, porque não é possível ver se quebrou ou não a tela. O suspense é imenso até virá-lo, checar a tela e ficar aliviado ou querer chorar.

 

Enfim, esse tipo de acidente sempre tem uma primeira vez. Mas o que fazer? O melhor é prevenir, zelando pelo aparelho, evitando deixá-lo em lugares altos ou escorregadios, guardando-o apropriadamente a fim de que não caia no chão etc.

Há mil maneiras de conservar um smartphone de modo apropriado, entretanto, a lei da gravidade é muito mais forte do que nós e causa alguns acidentes vez ou outra. Quando o iPhone é novo, então, nem se fala. A gente mal o tira da caixa e logo toma o primeiro susto.

Você pode dar algumas dicas ao cliente de como fazer a manutenção periódica da tela, inclusive, seria um diferencial de negócio vender não apenas seus serviços como também acessórios para celular, como películas comuns e de vidro temperado, capinhas e carregadores, entre outros.

Vale cogitar essa possibilidade, já que o cliente adora serviço completo. Em toda troca de tela, é preciso comprar uma tela nova. Então por que você mesmo não oferece essa opção? Assim, aumentam suas possibilidades de aumento de receita e ampliação do negócio.

Como você é técnico, sabe que nem sempre isso ocorre dessa maneira, pois a solicitação de troca de telas é um dos serviços mais procurados por donos de iPhone. Geralmente, quando quebra, a tela é dificilmente reparável e tem de ser substituída.

Reparar Iphone Manutenção de Celular

  1. Troca: Para desmontar o aparelho, tenha em mãos o kit de ferramentas para iPhone.

 

  • 1 chave plástica
  • 2 ferramentas de aperto (Torx T4 1,28 mm e Phillips 1,5 mm)
  • 1 chave spudger
  • 1 ventana

 

Este é o conjunto de ferramentas mais básico, mas é o suficiente para você, que está começando agora. Com o tempo, mais ferramentas poderão ser adquiridas, à medida que for se especializando.

O investimento em carregadores e acessórios pode ser muito útil, já que ao longo da manutenção são necessários diversos testes, os quais consomem bateria. Fora que, dependendo do problema, o celular ficará por dias nas suas mãos e demandará recargas.

Além do kit básico de ferramentas, o técnico deve ter os acessórios dos iPhones com os quais trabalha. Prefira sempre produtos originais para não ter dores de cabeça. Se seus recursos são baixos, sugerimos comprar acessórios de segunda mão (mas tenha atenção se o produto realmente é original e o site da compra é confiável) ou importar, que sai infinitamente mais barato.

 

 

  1. Tutorial (de preferência, vídeo)

Se você nunca trocou uma tela antes, o ideal é que busque um bom tutorial dos procedimentos necessários para substituí-la de forma eficiente e bem-sucedida. Recomendamos que você busque um vídeo, pois, assim pode visualizar exatamente como o processo ocorre.

No YouTube há vídeos de técnicos desmontando o celular e fazendo um passo a passo. Uma dica para selecionar um conteúdo confiável, sem informações erradas, é ler os comentários e ver se um número considerável de usuários disse que a substituição deu certo.

Além disso, recomendamos que você faça um mapinha do celular e ponha os parafusos e as peças em cima de um desenho ou uma foto do aparelho. Quem já trocou a tela de um iPhone sabe o quanto é árduo o trabalho de extrair um monte de micro componentes e parafusos e organizá-los.

Os técnicos recém-iniciados podem ter um pouco de dificuldade para decorar todas as etapas pela falta de prática, pois ainda estão desenvolvendo suas habilidades. A técnica do mapa é interessante por isso, para eliminar os riscos de perder o parafuso ou não saber onde colocá-lo de volta durante a remontagem.

Mais uma maneira de organizar o processo é tirar fotos de cada etapa e colocá-las em ordem cronológica em uma pasta, da primeira para a última. Assim, você registra sua ação e pode comparar os estágios do serviço para identificar os pontos em que mexeu ou não.

Seguindo esses passos, garantimos a você uma substituição da tela do iPhone segura e rápida. São coisas simples, viáveis e te ajudam muito a adquirir experiência e realizar o serviço com mais rapidez.

 

  1. Troca de bateria

 

A troca de bateria dos iPhones mais antigos (até o 5s) não era das mais complicadas, ao contrário do que acontece nos modelos atuais (8 e 8 Plus, 7 e 7 Plus, 6s e 6s Plus e SE). No 4s, 5, 5c e 5s, o processo é infinitamente mais rápido em comparação à tela, já que a bateria é vista logo ao abrir a tampa traseira e retirada com facilidade.

Reparar Iphones Manutenção de Celular

Os materiais e as etapas são exatamente os mesmos que a substituição da tela. Veja no YouTube alguns vídeos sobre troca de bateria. Vamos fazer adiante um breve tutorial para a substituição da bateria nos modelos mais novos

Passo 1: abra os dois parafusos ao lado do lightening com a chave de fenda em formato de estrela, com cinco pontas.

Remover Bateria

Foto: ifixit

Passo 2: puxe a tela frontal do iPhone com uma ventosa.

Conecte uma ventosa na metade inferior do conjunto de exibição, logo acima do botão inicial.

Foto: Ifix

Passo 3: quando a tela estiver solta, levante-a com cuidado, mas não muito. Até, no máximo, formar um ângulo reto.

 Não tente separar completamente a tela ainda, já que vários cabos de fita frágeis ainda a ligam à placa lógica do iPhone.

Fontes: Ifix

Passo 4: remova com a chave Phillips os parafusos da placa de montagem (trata-se de um componente inteiriço e prateado, à direita da bateria, com cinco parafusos).

 Remova os seguintes parafusos Y000 tripon do suporte do conector inferior:

Fonte: Ifix

Passo 5: com a ajuda da chave plástica, solte a placa de montagem.

 Use a extremidade plana de um espelho ou uma unha para desconectar os dois conectores de exibição inferiores, pressionando-os diretamente de suas tomadas na placa lógica.

Fonte: Ifix

Passo 6: localize os parafusos que prendem a bateria.

 Remova os três parafusos Phillips de 1,6 mm que fixam o Motor Taptic na caixa traseira.

Fonte: Ifix

Passo 7: tire a tampa de proteção dos conectores da bateria.

 Remova o motor Taptic.

Fonte: Ifix

Passo 8: use um secador de cabelo em temperatura morna para secar a cola da bateria. Mire-o para o iPhone.

 Se esta for sua primeira vez que remove uma faixa adesiva de bateria do iPhone, consulte o vídeo no próximo passo antes de começar.

Fonte: Ifix

Passo 9: solte a bateria e faça a substituição, remontando o aparelho na sequência.

 Remova a bateria da caixa traseira.

Fonte: Ifix

Nos modelos antigos, é só remover os parafusos ao lado da entrada do carregador, abrir a tampa traseira com a ventosa e localizar os parafusos da bateria.

 

 

  1. Tela travada

 Configurações de Reparo do Iphone

A tela congelada não é tão recorrente no iOS, entretanto, devido à falta de armazenagem da memória interna e do iCloud, o celular pode trabalhar com mais lentidão do que em cenários comuns. Vários usuários reclamam. Na verdade, isso acontece com qualquer sistema operacional: as atualizações ficam cada vez mais pesadas e, caso não sejam instaladas e configuradas corretamente, diversos aplicativos perdem suas funcionalidades até parar de funcionar.

Há uma série de coisas simples que podem ser feitas sem exigir muito do seu tempo e esforço. Aqui estão algumas delas:

 

  • Limpar o cache dos aplicativos. Isso alivia, e muito a quantidade de lixo eletrônico no dispositivo.

 

Geral > Armazenamento e iCloud > Gerenciar armazenamento

 

  • Sugerir ao cliente utilizar serviços de armazenamento na nuvem. Existem plataformas que suportam até 50 GB de arquivos gratuitamente. Faça uma busca na web e avalie a melhor opção. Não se esqueça de fazer um backup dos dados em um CD e gravar no bloco de notas o login e a senha da conta na plataforma escolhida. O melhor jeito de fazer uma cópia de segurança dos documentos é pelo iTunes.

 

Abra o iTunes e conecte o dispositivo na porta USB do computador;

Selecione o iPhone, iPad ou iPod quando ele aparecer no iTunes;

Vá em Resumo > Backups > Este computador > Selecione a caixa de criptografia > Fazer backup agora

  • Redefinir as configurações de rede é uma boa opção para liberar espaço sem a perda de dados. O máximo que o cliente terá de fazer é digitar novamente a senha do Wi-Fi e desativar o Bluetooth.

Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir ajustes de rede

  • Se nenhum desses processos der jeito, será necessário reiniciar as configurações de fábrica do aparelho.

Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir todos os ajustes

  

  1. Limpeza

 Limpeza do Iphone

É muito comum surgirem reclamações de que o iPhone, mesmo conectado à tomada, não carrega. Das duas, uma: ou o carregador está com mal contato ou há sujeira acumulada nas entradas, o que pode interferir no funcionamento do celular. Nesse caso, antes de fazer a desmontagem, utilize um cabo para fazer testes.

Também é comum haver resíduos presos nos botões e nas saídas de som. De todo modo, abra o smartphone e olhe bem esses locais, pois a solução do problema relatado pelo cliente pode residir aí.

Mas como limpar os componentes elétricos? Não é qualquer material que deve ser utilizado. Por exemplo, de maneira alguma tente limpar alguma peça com álcool etílico (o mais comum, vendido nos supermercados e farmácias), uma vez que tem risco de danificá-la.

O limpador mais eficiente de equipamentos eletrônicos é o álcool isopropílico. Compre em qualquer concentração, mas informe-se com o fabricante ou leia no rótulo da embalagem o modo de uso do produto (concentração adequada, modo de conservação etc.).

Utilize uma flanelinha na limpeza. As melhores são aquelas que não soltam fiapos, no estilo das flanelinhas mágicas usadas para limpar óculos. Além de serem grossas, seu tecido é delicado e evita que fique algum resto fique preso nos componentes, garantindo mais precisão ao procedimento.

Evite usar algodão, cotonete, espátulas ou qualquer tipo de material que possa manchar ou estragar os componentes do smartphone. Prefira ferramentas de plástico ou de silicone, a não ser as chaves de fenda (não tem saída, são mais encontradas em metal).

 

  1. O celular caiu na água

 Iphone caiu na agua

Muitas vezes, isso faz com que o celular deixe de funcionar e não volte mais. Dependendo do contexto, o dano pode ser sanado. Por exemplo, quem já derrubou um eletrônico na água sabe a ansiedade que é pegá-lo de volta e ligar para ver se está funcionando.

Antes de desmontar, pergunte ao cliente o que aconteceu e se ele tentou ligar o aparelho. Se sim, é possível que tenha dado curto-circuito na placa. Examine os componentes internos e faça um diagnóstico.

Se não, tem chances de recuperar. De qualquer modo, abra o Smartphone e veja a situação. Mesmo que tudo funcione, é preciso limpar os micro componentes internos a fim de não oxidarem no futuro.

 

 

  1. O reconhecimento da biometria quebrou

conheca-melhor-o-sistema-de-biometria-do-iphone

 De maneira nenhuma tente trocar o botão. Você é um técnico autônomo e não trabalha para uma assistência técnica autorizada, não? Então, nesses casos, encaminhe o cliente para uma das assistências certificadas da Apple. O problema surgiu na época do lançamento do iPhone 5s, o primeiro com reconhecimento de biometria.

Pessoas relataram que tentaram trocar o botão por conta própria ou levaram a técnicos não autorizados e perderam o celular. Sim, perderam o celular por causa disso. O motivo foi o seguinte: os dados das impressões digitais são criptografados e armazenados em um sistema à parte do iCloud, no processador A7, acessível pelo Touch ID.

As informações do processador A7 são validadas pela Apple e isso pode se comprometer se houver tentativas de trocar o botão fora de estabelecimentos certificados.

 

  1. Como trocar o botão do iPhone 4, 4s, 5 e 5c

botao-do-iphone-4

É só seguir o tutorial da troca de tela (tópico 1), pois o botão fica acoplado à ela. Ao manuseá-la, tome cuidado com o flat. Ele é bastante frágil, não é difícil de arrebentar. Portanto, atenção redobrada.

 

 

  1. Problemas de inicialização

inicializar sistema iphone

Quando inicia, o sistema trava na tela do logotipo da Apple. Em seguida, tudo fica azul ou vermelho e não carrega.

Conecte o dispositivo no iTunes e tente atualizar o iOS sem perder os dados. No iTunes vá em:

Resumo > Buscar atualizações

Se houver falta de espaço de armazenamento, volte ao tópico 4, sobre congelamento de tela, e realize o passo a passo.

  1. Aplicativos que travam ou fecham de repente

Celular Travando Iphone

Limpe o cache do celular e faça todos os procedimentos do tópico 4, sobre travamento de tela. Se não der certo, tente desinstalar e reinstalar o aplicativo. Verifique, também, o armazenamento interno do celular. Se estiver muito cheio, transfira dados para a nuvem e desinstale o que o cliente autorizar.

 

  1. Onde e como comprar peças

comprar pecas iphone

Este não é o foco do anúncio, mas, ao falar de manutenção, é preciso entrar nesse assunto. Você está começando seu negócio agora e ainda não tem um fornecedor? Então, pesquise. A internet é uma maravilha porque apresenta uma gama de alternativas das mais variadas faixas de preço.

A chave de comprar qualquer coisa pela web é cotejar os valores, ver as condições de compra em atacado (os descontos são consideravelmente maiores) e checar as qualificações da loja e do produto.

Organize-se, considere seus recursos e escolha a opção com o maior custo-benefício. No Brasil, existem diversos sites especializados em peças de iPhone. Alguns são originais, outros não.

Se você tiver dinheiro e quiser investir nisso, oferecer serviço apenas com componentes originais da Apple é mais um diferencial ao negócio. Nos centros comerciais do país, tem uma loja ou outra que é famosa por seu atendimento e pela qualidade dos serviços, mas nem todas trabalham com acessórios e peças genuínas.

O cliente sempre prefere quem trabalhe apenas com materiais originais. Afinal, tem aquele ditado: “o barato sai caro”. Ao decidir atuar assim, vai ver o retorno. É diferente instalar uma tela sem procedência conhecida, a qualidade do produto, tudo, em relação à experiência de manusear a autêntica.

Entretanto, isso não é problema para todos, há quem prefira economizar. Avalie essas questões e, dependendo de sua demanda, trabalhe com as duas possibilidades.

 

  1. Como importar peças

Como importar pecas celulares

Dependendo da sua demanda, é perfeitamente possível. Há bons sites internacionais de leilão que vendem peças novas e genuínas da Apple. O valor é bem abaixo do mercado brasileiro e, assim, rende uma boa economia. Entretanto, tenha em mente que, para escapar dos impostos, o pedido máximo por loja deve ser abaixo de 50 dólares (contando com o frete).

Se você for trabalhar com componentes similares, a China é um bom lugar para procurar. Existem plataformas de vendas chinesas operando no Brasil que enviam eletrônicos a preços baixos, porém, demora um pouco para chegar (eles dão um prazo oficial de 30-90 dias, mas geralmente chega em 30 ou 40, dependendo do local).

Viu só como é fácil realizar a manutenção do iPhone? Geralmente, as pessoas procuram os técnicos não para lidar com problemas mirabolantes, mas coisas simples, como a troca de uma tela quebrada, a substituição da bateria, a falta de armazenamento, os constantes travamentos do sistema… Na verdade, são raros os problemas que fogem muito disso e requerem um trabalho maior.

Este guia foi elaborado especialmente para você, técnico ou técnica em inserção no mercado de iPhone que quer ter um panorama da área e entender como solucionar alguns dos defeitos mais comuns do iPhone.

Demos aqui uma boa noção do que você pode encontrar pela frente em sua trajetória. Estruture seus negócios, entenda a necessidade de seus clientes e observe os problemas mais comuns. Especialize-se e busque se especializar cada dia mais.

Um profissional dedicado, o qual proporciona ao cliente bom atendimento e um serviço rápido e de qualidade é muito bem visto e expande a clientela rapidamente. Dê possibilidades aos clientes, seja versátil e saiba trabalhar com os diversos tipos de materiais nas várias adversidades.

Com isso em mãos, sem sombra de dúvida seu negócio caminhará a passos largos em direção ao sucesso. Esperamos contribuir para isso!

Share

Comentários

  1. O técnico esqueceu de colocar os parafusos do meu aparelho. O que pode ocorrer?

    • Olá Cleide, no caso o correto e você urgentemente pedir para que o técnico coloque estes parafusos, pois a grande chance de acabar perdendo algum componente do seu celular ou se ocorrer alguma queda pode prejudicar mais ainda.

  2. Amilcar Chissa: junho 8, 2019 at 3:19 pm

    Excelente artigo. exactamente o que estava procurando e não achava de jeito nenhum. Valeu Bro.
    Sou técnico e estou começando a carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chame no WhatsApp