Processo para abertura de uma Assistência Técnica de Celulares

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Se você tem habilidade com a tecnologia de smartphones, é uma boa opção utilizar esse conhecimento para abrir uma Assistência Técnica de Celulares em geral.

Montar uma empresa para prestar os seus serviços de Assistência Técnica para Celulares pode ser uma excelente alternativa para você que quer obter uma renda extra ou fazer disso, a sua fonte de renda principal.

Mas antes de abrir a sua empresa, é preciso conhecer melhor o ambiente desse mercado e ter noções sobre o perfil dos seus potenciais clientes e fornecedores para que você aproveite ao máximo essa oportunidade de negócio e tudo o que ela pode oferecer para o novo estabelecimento.

Siga as nossas orientações a seguir e tenha todas as informações necessárias para que você possa abrir o seu negócio de forma mais segura e confiável.

 

Contexto Social do Negócio

Como abrir uma assistencia de celulares

O que atualmente conhecemos como Tecnologia da Informação (TI) é um processo que modificou completamente a forma como as pessoas se relacionam dentro do mercado de trabalho, afetando também as suas rotinas pessoais, dentro de uma empresa ou fora dela.

Os meios de comunicação mudaram muito e, hoje, o contato com o outro pode ser feito de inúmeras formas, por voz, vídeo ou texto. Esse cenário facilitou que informações que antes precisavam de certo tempo para serem transmitidas, hoje estejam a distância de um clique.

O personagem central dessa revolução é o Computador, pois é a partir dele que o mercado de trabalho foi modernizado, o tempo e os custos de comunicação foram reduzidos, e o conteúdo produzido pelas empresas atingiu um alcance infinito por meio da Internet.


Atualmente, é quase impossível que uma pessoa, independentemente da faixa etária, não tenha, ao menos, uma parte da sua rotina apoiada em um computador ou outro dispositivo eletrônico como os celulares.

 

O número de computadores de uso pessoal existentes no mundo já ultrapassou o número de 1 bilhão de unidades, e esse dado só ilustra uma revolução que não regredirá.

Para o futuro, a expectativa é que a vida das pessoas esteja cada vez mais apoiada nas tecnologias, até mesmo para as atividades mais simples do dia a dia.

E é nesse contexto que surgiu uma grande oportunidade de negócio para quem tem não apenas afinidade com toda a tecnologia que está disponível para nós como também tem conhecimento suficiente para saber lidar com ela, de forma a otimizá-la e resolver eventuais problemas que podem ocorrer durante o seu uso, independente da finalidade.

 

Perfil do Empreendedor

perfil do empreendedor de assistencia de celulares

A pessoa que pretende entrar para o mercado da Tecnologia da Informação (TI), abrindo uma Assistência de Celulares, deve ser uma pessoa que se identifica com os aparatos tecnológicos dos smartphones, e que acompanha a evolução destes equipamentos que apresentam novidades a um prazo cada vez menor.

A assistência técnica para celulares é uma boa oportunidade de negócio para técnicos em informática ou outros profissionais que possuam uma formação acadêmica na área da TI.

Além disso, pessoas que tenham adquirido conhecimentos relacionados por outros meios também podem prestar esse tipo de serviço.

Porém, é preciso se aperfeiçoar para o novo negócio, sempre buscando pelo aprendizado constante, já que a tecnologia avança a cada dia e estar atualizado com as novidades tecnológicas é muito importante para que esse tipo de negócio tenha longa vida no mercado.

A iniciativa para abrir uma assistência de celulares costuma partir de pessoas que já tem grande conhecimento de como funcionam os aparelhos celulares, de suas funcionalidades e necessidades ocasionais de reparo e otimização.

São pessoas que já tem uma boa capacitação técnica para esse tipo de trabalho que foi adquirida, geralmente, por meio de formações acadêmicas regulares ou por uma experiência profissional sólida que permitiu adquirir todas as informações e o conhecimento necessário para prestar esse serviço.

Ainda que a pessoa não tenha formação específica ou experiências específicas na área, é possível desenvolver a aptidão para este trabalho por meio de cursos mais rápidos e direcionados que são oferecidos no mercado.

Outra possibilidade é a de quem já trata as suas habilidades para o reparo de celulares como hobbie, mas deseja fazer disso a sua profissão ou uma chance de renda extra mensal.

 

O Mercado

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O mercado de aparelhos celulares, que faz parte do universo da informática, passa por mudanças muito rápidas que exigem de uma empresa de assistência técnica de celulares, a atenção e renovação sempre que possível, sob o risco de ter seu conhecimento obsoleto, prestando um serviço insatisfatório para os seus clientes.

Todos os dias, novos programas e aplicativos são criados e lançados no mercado, novos recursos são exigidos e novas formas de interação entre os usuários do celular surgem, introduzindo as necessidades de aquisição de novos equipamentos ou de atualização dos softwares que já são utilizados pelo indivíduo.

Para que o usuário não precise adquirir um novo aparelho celular, a cada semestre, o ideal é realizar o upgrade dos dispositivos de forma periódica. E é aí que entram as empresas de Assistência Técnica para Celulares.

Essa é a forma mais rápida e econômica para que o usuário do celular não fique em atraso com as novidades tecnológicas que podem aumentar a sua capacidade de comunicação, de memória e de armazenamento de arquivos.

 

Um negócio que vem crescendo

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Hoje em dia, é possível que o usuário de um celular não queira trocá-lo a cada vez que o dispositivo apresentar algum problema técnico.

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E é nessa possibilidade de melhorar a capacidade de um dispositivo que entra o profissional da Assistência Técnica para Celulares.

Afinal, você pode oferecer, em seu estabelecimento, peças componentes do celular que podem ser trocadas ou adicionadas, compondo assim um dos serviços que serão prestados para os seus clientes.

É claro que, atualmente, o cenário de redução de impostos em produtos de informática e de isenções tributárias para algumas empresas desse setor fez com que o consumo de computadores montados e conserto de celulares tenha se reduzido, enquanto a venda de computadores e celulares de marca aumentou.

E talvez seja esse o principal desafio para uma empresa de assistência técnica: destacar-se em um mercado onde a aquisição de novos computadores e celulares está cada vez mais facilitada, inclusive para consumidores de baixa renda.

É preciso que o empreendedor que esteja disposto a abrir um negócio nesse mercado tenha consciência de conquistar clientes e convencê-los das vantagens de realizar reparos em seu dispositivo sem precisar substituí-lo por um novo.

Apesar disso, o mercado de serviços de Assistência Técnica de Celulares tem crescido ao mesmo nível do aumento das vendas de novos produtos de Tecnologia da Informação.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Software, a ABES, os serviços de Assistência Técnica ocupam, atualmente, a 12ª posição no mercado mundial, e movimenta cerca de R$ 15 bilhões de reais por ano.

Favorecido pelo rápido crescimento, o mercado da Assistência Técnica para Celulares vem passando por uma série de transformações recentes.

Dentre elas, o fato de que grandes empresas que fabricam celulares e microcomputadores também entraram para esse mercado, concorrendo diretamente com pequenas empresas que prestam esse mesmo serviço, aumentando a competitividade nesse ramo.

 

Localização da Empresa

localização da assistencia de celulares

É preciso montar a sua empresa de Assistência Técnica de Celulares em um ponto comercial importante.

Para escolher o local, é necessário considerar a densidade populacional presente, o perfil dos consumidores que transitam por aquele espaço, a concorrência, a visibilidade que o negócio terá e, especialmente, como é o acesso e a locomoção na região em que pretende instalar o seu negócio.

Reunimos uma sequência de sugestões abaixo para te auxiliar na escolha do melhor local para o funcionamento do seu negócio.

 

  • Verifique se o tamanho do imóvel que pretende adquirir ou alugar é o suficiente para as necessidades do seu negócio, se possui possibilidades de expansão e boa disponibilidade dos serviços de água, esgoto e energia elétrica;
  • Verifique se o ponto comercial é de fácil acesso para os seus futuros consumidores, se possui um bom estacionamento para os veículos dos clientes que visitarão o seu estabelecimento de carro, e se está próximo de algum ponto de transporte coletivo para usuários desse tipo de locomoção;
  • Atentar se o local está próximo de alguma zona de risco da cidade ou se está sujeito a possíveis inundações em dias de chuva;
  • Checar a documentação do imóvel está atualizada e com os registros regularizados junto aos órgãos públicos municipais. Especialmente, verificar se a planta do imóvel está em conformidade com a legislação municipal;
  • Verificar se o IPTU foi integralmente quitado pelo proprietário do imóvel que pretende adquirir.

 

Além das sugestões acima, é sempre válido prestar atenção ao comércio ao redor e perceber se os consumidores que transitam por ali já não tem muitas opções de assistência técnica de celulares à sua disposição.

Se esse for o caso, procure fazer um estudo da região para verificar a possibilidade de se destacar frente aos demais negócios, ou se o local já está saturado demais de estabelecimentos que oferecem o mesmo serviço. Nessa situação, é válido considerar outros locais, ainda que seja em bairros próximos.

 

Exigências da Legislação

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Para registrar a sua empresa, o primeiro passo é procurar por um escritório de contabilidade confiável para ficar responsável pela burocracia que o processo da abertura de um negócio demanda.

O contador é o profissional que está legalmente habilitado para te auxiliar na elaboração e organização dos atos constitutivos de uma empresa.

O contador também te prestará o suporte necessário para que você escolha a modalidade jurídica e de contribuição à Receita que melhor se adequa à realidade no negócio que pretende levantar.

Existem formulários específicos que são exigidos pelos órgãos públicos para que você possa abrir a sua empresa sem infringir as imposições legais.

Por isso, é muito importante que você não só contrate, como também extraia o máximo de informações que puder do contador, pois ele é tipo de profissional apto para fornecer todos os dados que compõem a legislação tributária que é aplicável a uma empresa de Assistência Técnica para Celulares.

No momento em que for escolher o escritório de contabilidade do qual você contratará serviços, é interessante escolher aquele que já está habituado ao trabalho com negócios semelhantes ao seu.

Ou seja, perguntar se o escritório de contabilidade contatado tem experiência com outras empresas de assistência de celulares é uma boa opção.

Profissionais que já tenham experiência no mercado em que você pretende entrar podem fazer grande diferença para facilitar os processos mais burocráticos que são exigidos pela lei.

Para legalizar a abertura da sua empresa, é preciso seguir os seguintes passos:

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  • Registrar a sua empresa nos seguintes órgãos:

 

– Junta Comercial;

– Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

– Secretaria da Fazenda do seu estado;

– Prefeitura do seu Município, para adquirir o alvará de funcionamento que por ela é concedido;

– Entidade Sindical Patronal (a partir desse registro, sua empresa é obrigada a contribuir anualmente com a instituição);

– Caixa Econômica Federal, no sistema de Conectividade Social (INSS e FGTS);

– Corpo de Bombeiros Militar.

 

  • Além dos registros indicados no tópico anterior, você precisa:

 

– Obter o alvará de licença sanitária, adequando assim as suas instalações físicas com as normas vigentes do Código Sanitário, que regula e apresenta especificações legais sobre as condições físicas que você deve manter e promover no ambiente do seu estabelecimento;

– Preparar o devido requerimento e encaminhá-lo para o chefe do DFA/SIV do seu estado, solicitando uma vistoria completa das suas instalações e dos equipamentos que já foram adquiridos para o seu negócio;

– Em alguns casos, é preciso registrar os produtos que serão vendidos na sua empresa. Nessas situações, é preciso ter conhecimento e acompanhar as seguintes legislações:

 

  1. Lei 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, que é conhecida como a lei de Programa de Computador, e que oferece a liberdade para a produção e a comercialização de softwares que são fabricados no território nacional ou em outros países;

 

  1. Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, conhecida como a lei dos Direitos Autorais, que entrou em vigor 120 dias depois da sua publicação. Essa lei teve o objetivo de proteger os direitos dos seus autores e estabeleceu sanções rigorosas a quem violar tais direitos.

 

A partir dessa lei, piratear programas de computador se tornou crime, e a pena vai de seis meses a dois anos de prisão;

 

  1. Lei 10.176, de 11 de janeiro de 2001, que estabelece normas para a capacitação e a concorrência no mercado de Tecnologia da Informação (TI).

 

Além das leis citadas acima, é indispensável que você, antes de abrir a sua empresa de Assistência Técnica para Celulares, tenha conhecimento e siga todas as diretrizes que estão previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O Código de Defesa do Consumidor, o CDC, foi publicado pela primeira vez em 11 de setembro de 1990, com o objetivo de regular as variadas relações de consumo em todo o território nacional, buscando sempre um maior equilíbrio entre vendedores e consumidores.

Lembrando que as normas que constam no CDC se aplicam somente às relações comerciais onde esteja efetivado o consumo. Ou seja, para se apoiar no Código de Defesa do Consumidor, uma pessoa, seja física ou jurídica, precisa ter adquirido um determinado produto ou serviço como consumidor final de uma empresa.

Por fim, é válido lembrar de uma última recomendação para que a sua empresa de Assistência Técnica para Celulares esteja de acordo com as exigências da lei.

Caso você adquira aparelhos celulares importados para a venda na sua empresa, a documentação legal destes devem estar atualizadas.

Quando a documentação de um produto eletrônico importado que está sendo vendido na sua empresa não está em conformidade com as legislação brasileira, a aquisição e a venda posterior destes produtos podem caracterizar contrabando. Por isso, é necessário atenção especial para estes casos.

 

Estrutura Necessária para o Negócio

estrutura de uma assistencia tecnica de celulares

Para uma empresa de Assistência Técnica para Celulares, o tamanho ideal para o espaço em que deseja instalar o seu negócio é um imóvel de cerca de 150 m².

É interessante que o espaço ofereça possibilidades de ampliação. Assim, você pode expandir o seu negócio, caso a sua margem de lucro e crescente clientela lhe permitir esse investimento no futuro.

Lembre-se que, além do espaço para o atendimento aos clientes e exposição dos produtos, é preciso contar com uma oficina, ainda que pequena, nos fundos do estabelecimento para a realização de consertos e armazenamento de produtos recebidos para venda posterior.

Uma boa opção para organização e divisão do espaço que você tem disponível é ter os seguintes ambientes:

 

  • Espaço para atendimento aos clientes;
  • Sala para montar um laboratório de softwares;
  • Escritório Administrativo;
  • Espaço para o Almoxarifado;

 

Com essa estrutura simples, já é possível prestar os seus serviços de Assistência Técnica de Celulares em um espaço bem planejado e pensado para melhor acomodar os seus clientes, lembrando que ainda é preciso montar uma vitrine de produtos de hardware e alguns periféricos na entrada da sua loja.

É importante comprar prateleiras resistentes para armazenar os produtos, tanto no espaço em que os clientes irão transitar, quanto em seus ambientes internos.

Deve haver uma preocupação em montar um ambiente que seja limpo, claro e arejado para que os seus clientes se sintam à vontade em sua loja, despertando interesse pelos seus produtos e serviços quando você o proporciona uma boa experiência no seu estabelecimento.

As normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar podem ser úteis para a criação de um ambiente mais adequado para o seu comércio.

 

Custos

custo de uma assistencia tecnica de celulares

Custos se referem a todos os recursos que devem ser investidos no seu processo de produção ou prestação do serviço.

Os custos destes recursos serão, em um momento posterior, incorporados ao preço final do produto ou serviço que você está oferecendo para o mercado.

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Alguns exemplos destes custos são as despesas com água, aluguel, energia elétrica, pagamento de funcionários, honorários de profissionais da contabilidade ou do setor jurídico, matéria-prima, entre outros que poderiam ser citados neste artigo.

A seguir, um exemplo bastante simples de uma tabela de custos que ilustra quais seriam os gastos mensais mais comuns de uma empresa de Assistência Técnica para Celulares.

 

Custos Mensais de uma Assistência Técnica para Celulares
Impostos e Tributos R$ 980,00
Salários e Encargos R$ 8500,00
Aluguel e Segurança R$ 1700,00
Limpeza da Empresa R$ 195,00
Assessoria Contábil R$ 370,00
Custos de Manutenção R$ 210,00
Gastos com Publicidade R$ 475,00
Água, luz, telefone e Internet R$ 750,00

 

Lembrando que os valores incluídos na tabela acima são apenas ilustrativos e podem ser usados apenas como referência inicial, não sendo suficientes para determinar os reais custos do seu empreendimento.

Para montar uma tabela similar, é necessário fazer uma pesquisa prévia e específica da sua região. Uma boa recomendação é conversar com empresários do mesmo ramo que já tenham estabelecimentos em funcionamento próximos do local onde você deseja fixar a sua empresa.

 

Contratação de Funcionários

como contratar funcionários para uma assistencia tecnica

O número de funcionários que você vai contratar depende muito do tamanho que terá o seu estabelecimento. Quanto maior a empresa, maior a necessidade de mão-de-obra para suprir as necessidades do negócio.

Em resumo, uma loja de Assistência Técnica de Celulares demanda os seguintes profissionais:

 

  • Gerente

É o profissional que ficará responsável pelas funções administrativas, financeiras e de controle do estoque da empresa.

Geralmente, em uma empresa de Assistência de Celulares, que não precisa começar como um negócio de grande porte, é o proprietário do negócio quem assume essas funções.

  • Recepcionista

É quem vai executar o atendimento presencial e telefônico dos clientes da empresa.

  • Técnico de Informática

Profissional que ficará responsável pelo conserto dos equipamentos e aparelhos celulares. Deve ter conhecimentos avançados de hardware, software e redes.

 

Estes são os três profissionais que você precisa para começar o seu negócio de assistência de celulares. A equipe pode aumentar conforme a demanda também aumentar, e a sua empresa começar a conquistar maior espaço no mercado.

 

Qualificação da Equipe

Equipe qualificada assistencia tecnica

No início, é preciso dar uma atenção especial para a qualidade do atendimento que seus funcionários irão prestar para os clientes, pois isso fará uma grande diferença na possibilidade de retorno e fidelização desses clientes para com sua loja.

Quando você consegue implementar estratégias de melhor relacionamento com o cliente, as chances de que esse cliente visite regularmente a sua loja, inclusive recomendando-a para outras pessoas, família e amigos, são maiores.

Para isso, uma boa opção é investir na qualificação da sua equipe para que eles aumentem o comprometimento com a empresa e consigam prestar um melhor atendimento e serviço durante o trabalho, elevando assim, a performance da sua empresa no mercado e fortalecendo a sua marca frente às empresas concorrentes.

 

Softwares de Gestão para alavancar a sua assistência técnica

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Em um primeiro momento, você que pretende abrir uma empresa de Assistência Técnica para Celulares, pode pensar que, por se tratar de uma empresa de pequeno a médio porte, a aquisição de um software de gestão não é necessária.

Porém, existem soluções tecnológicas disponíveis no mercado que são pensadas exclusivamente para o pequeno e médio empresário, inclusive, para prestadores de serviços de manutenção, como é o caso da assistência de celulares.


Conheça alguns a seguir:

 

 

O SGC é um sistema criado especificamente para a gestão de uma empresa de assistência para celulares.

Ele conta com uma série de funcionalidades que vão desde a criação de cadastros completos para os clientes da empresa até o gerenciamento de processos internos importantes para o bom funcionamento do negócio.

Esse software é integralmente gratuito para quem deseja adquiri-lo.

 

 

Este software, assim como o SGC, também foi desenvolvido para auxiliar pequenos empresários que não podem arcar com os custos de um sistema de gestão pago.

Assim, o OnBit S2 oferece ferramentas profissionais de forma gratuita para quem acabou de abrir um novo negócio e ainda não tem orçamento suficiente para pagar por um software especializado.

O OnBit S2 não tem limites de versão. Ou seja, todas as suas funcionalidades são disponibilizadas gratuitamente para o empresário que o adquirir.

 

 

Os sistemas do tipo ERP já são bastante conhecidos no mercado por oferecerem soluções que conseguem integrar todos os departamentos de uma empresa.

Há muitos sistemas ERP disponíveis no mercado, mas uma minoria é oferecida de forma gratuita.

O ERP Lite Free é um desses sistemas gratuitos de ERP que foram criados para atender ao micro e pequeno empresário, inclusive, para aqueles que nunca utilizaram esse tipo de tecnologia em seus negócios.

Há outras opções de sistemas disponíveis no mercado. Caso você, ao abrir a sua Assistência Técnica para Celulares, perceba que o seu orçamento comporta a aquisição de um software pago para a gestão integrada da empresa, considere a possibilidade de pesquisar estas alternativas.

Assim, você pode comparar os custos e verificar se compensa adquirir um sistema não gratuito.

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Comentários

  1. BRUNO MIRANDA: julho 1, 2018 at 7:09 pm

    informação de ótima qualidade.

  2. excelente matéria, esclarecedora.

    Muito obrigada

  3. Muito bom esse conteúdo, super recomendo… Sou da área eletronica, e ter uma assistência técnica nesse mercado dá muito lucro. Esse artigo trás os primeiros passos para ingressar nessa área… Parabéns.

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