Como foi dito anteriormente no artigo porque se tornar um produtor audiovisual, a retomada e a atual valorização do cinema nacional e os novos trabalhos nas mídias sociais estão transformando o mercado audiovisual muito mais valorizados.
Além de tudo isso, as oportunidades de se trabalhar em setores publicitários e de comunicação em mídias está cada vez maior, devido ao aumento de recursos para produzir bom conteúdo visual e estar sempre de acordo com a concorrência.
Por exemplo, o Estado do Rio de Janeiro é principal na absorção de profissionais de comunicação, e os produtores de audiovisual estão inclusos como um dos principais a serem procurados.
Isso e deve por conta que as maiores empresas de comunicação, como a Rede Globo, por exemplo estão localizadas lá. Outro estado muito importante a ser mencionado é São Paulo, que começou a se tornar muito importante para esse mercado atualmente.
Qual o perfil do profissional que faz a graduação em Cinema ou Audiovisual?
O produtor audiovisual precisa conhecer toda a legislação do setor para conquistar os recursos para futuras produções. Dessa forma, esse realizador irá desenvolver projetos em diversos formatos e diferentes gêneros, além de saber características das áreas de roteiro, som, produção, fotografia, montagem, figurino, edição e cenografia, por exemplo.
De forma obrigatória, um produto de audiovisual deve dominar todas as linguagens audiovisuais existentes, ter uma posição crítica e saber trabalhar em equipe. As principais características das áreas de atuação serão mostradas a seguir, veja!
Direção de arte: Características visuais de um filme, escolha de cores, escolha do local das cenas que serão filmadas, organização de setores, como figurino, por exemplo.
Animação: A criação de animações tem como base desenhos, papeis, computação gráfica e imagens.
Captura e som: Trabalhar com equipamentos e acústica de locais.
Direção: Dirigir e coordenar a execução de um filme ou vídeo, participar desde a aprovação do roteiro e a escolha do elenco até o planejamento da produção e ainda definir como será a iluminação, a escolha dos figurinos e a edição das cenas.
Edição de som: Criação, mixagem e edição de trilhas sonoras e sons de filmes ou vídeos.
Foto: Planejamento de iluminação para a adequação do sentimento que envolve cenas.
Técnica: Trabalhar com os equipamentos que serão utilizados na filmagem, entre outros.
Onde estudar o curso de graduação e Audiovisual?
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio)
Agora que você sabe as principais dicas sobre como se tornar um produtor audiovisual, pode escarar a profissão com sucesso.
Aproveite para conhecer também nosso curso de produção Audiovisual.
Espero que tenha gostado das orientações. Até breve!