Aprender como fazer gráficos dinâmicos no Excel pode ser de grande utilidade para você, principalmente se o estiver trabalhando com uma tabela que possui grande volume de informações.
Sendo assim, que tal aprendermos como fazer gráficos dinâmicos no Excel agora mesmo? Vamos aprender a fazer isso agora mesmo através desse artigo.
Inserindo uma barra de rolagem na planilha
Para inserir uma barra de rolagem, assim como qualquer controle de formulário na planilha, é preciso que a guia “Desenvolvedor” seja exibida, e isso não ocorre por padrão.
Para realizar isso, é necessário acessar o menu “Arquivo” e clicar em “Opções”.
Na caixa suspensa que irá se abrir, você clica em “Personalizar faixa de opções”, o que irá habilitar a guia desejada na lista que irá aparecer ao lado direito da tela.
Seguidos esses passos, a guia “Desenvolvedor” estará visível entre as opções disponíveis.
Clicando em “Inserir”, você poderá encontrar uma série de controles de formulários e outra de controles ActiveX. No primeiro grupo, escolha a barra de rolagem.
Se estiver com dúvidas, basta posicionar a seta do mouse sobre os botões existentes para que seus nomes sejam exibidos.
A barra será “desenhada” na planilha, no tamanho que desejar, como acontece com uma caixa de texto, por exemplo.
Como trabalhar com a barra de rolagem
Use uma tabela já existente na planilha para trabalhar nesse ponto. Primeiro, é preciso formatar a ferramenta inserida.
Assim, após clicar com o botão direito no objeto, escolhe-se “Formatar controle” e, na opção “Vínculo de célula”, deve ser indicada a célula escolhida para essa finalidade.
Tendo o número 0 como ponto inicial, sempre que a barra for movimentada, o valor numérico será alterado.
É possível definir um valor máximo, que deverá ser igual à quantidade de itens dentro da tabela.
Para fazer com que a barra de rolagem trabalhe junto dos dados da tabela, primeiro vamos copiar o cabeçalho para outro ponto da planilha.
Na célula inferior ao item que servirá como referência para a rolagem, deverá ser utilizada a função “ÍNDICE”, onde a matriz será a tabela inteira e o número de linha a célula na qual está vinculada a barra de rolagem.
Vale ressaltar que todos os parâmetros da fórmula deverão ser travados.
O número da coluna deverá ser definido por meio da função “CORRESP”, (valor_procurado; matriz_procurada; [tipo_correspondência]).
O valor procurado está relacionado à célula sob a qual deve estar se inserindo a fórmula e a matriz procurada ao cabeçalho da tabela original, e ela também deve ser travada.
Por fim, o tipo de correspondência precisa ser igual a 0 – “Correspondência exata”.
Finalizando
Para que a tabela funcione corretamente, é preciso apenas puxar a referência para as demais colunas.
Com a barra de rolagem pronta para funcionar, é preciso apenas inserir um gráfico (selecionando a tabela em foi inserida a função) e formatá-lo da maneira que preferir, posicionando a barra ao lado ou abaixo.
O controle de formulário pode ser criado na vertical ou horizontal, e para alterar o tamanho ou direção, é só clicar com o botão direito do mouse nele, posicionar a seta em uma das extremidades e arrastar.
Assim, você já pode visualizar os itens em gráficos dinâmicos.
Conclusão
Aprender a usar a barra de rolagem para criar gráficos dinâmicos no Excel abre um legue de possibilidade, oferecendo aos usuários a oportunidade de visualizar os itens individuais através dele.
Agora que você aprendeu como fazer gráficos dinâmicos no Excel, não deixe de praticar para não esquecer de tudo o que aprendeu até aqui. Assim, no dia em que for precisar, essa informação não lhe fugirá da cabeça.
Este conteúdo faz parte de nosso curso de Excel Avançado.