Aprender Excel Avançado para uso na Contabilidade

aprender excel avançado na contabilidade
por

Você já pensou em aprender Excel avançado? Pois se tem uma coisa que você deve saber, é que os grandes contadores de sucesso precisam ter um grande conhecimento deste programa.

Isso por que o Excel é a melhor ferramenta para criar tabelas, gráficos e é essencial na área de trabalho. Você talvez já saiba, mas não é apenas uma, mas são várias áreas que usam o Excel na vida diária.

Quer entender por quê? Vem com a gente, que nós explicamos.

Por que aprender Excel avançado?

Como você já deve saber, o Excel é uma das ferramentas mais usadas no mercado de trabalho. Basicamente todas as profissões relacionadas a informática ou computadores, o usam. Por isso, é de vital importância aprender o Excel avançado.

Não importa da idade. Você pode ter 13 anos e aprender para usar em futuras profissões, ou pode ter mais de 30 e aprender para receber uma promoção. Separamos aqui mais 6 motivos pelos quais você deve aprender a usar Excel desde já:

  1. Produtividade

Tendo apenas o Excel, você pode se esquecer o lápis, papel e calculara na sua jornada diária de trabalho. Muito mais do que isso, o Excel é capaz de acelerar processos empresariais e de gerenciar e desenvolver tarefas que exigiriam muito tempo.

  1. Previsão de cenário

Se tem uma coisa difícil e talvez até impossível na vida, é prever alguma coisa. Para o Excel isso não é bem uma verdade.

Com ele podemos criar cenários com base em perspectivas e uma base de dados reais. Por exemplo: ela ajuda a prever o momento que talvez vá faltar dinheiro no caixa e, baseado nisso, facilita tomar decisões para melhorar seu fluxo de caixa.

Inclusive, o Excel conta com uma ferramenta chamada “Gerenciador de Cenários”.

  1. Redução de Custos

Como já citamos antes, o Excel é um dos programas mais utilizados no mundo. Ele está disponível em quase todas as empresas e em quase todas as casas que utilizam de algum computador.

Isso faz com que o treinamento do Excel seja mais acessível que o treinamento de um programa de gestão. Além disso é muito mais fácil treinar as pessoas para trabalhar com Excel do que para usar programas de gestão.

Somando tudo isso ao fato de que o Excel pode fazer um trabalho complexo em um tempo menor, você pode perceber que ele reduzirá muitos custos relacionados a aquisição de programas, treinamento de usuários e execução dos processos.

E se você aprender Excel avançado desde já, estará um passo à frente na procura por empregos. Isso por que as empresas preferem contratar alguém que já entenda do que pagar um curso para outras pessoas.

  1. O mundo atual exige portabilidade

Quem utiliza sistemas comerciais sabe que um dos grandes problemas que empresários e gestores enfrentam é a manutenção desses sistemas.

Quando acontece qualquer problema, é sempre necessário acionar a desenvolvedora para instalar uma nova cópia do programa. Isso gera custos, perda de tempo e muita burocracia.

Com o Excel, você pode carregar suas planilhas para qualquer computador, através de pen-drives ou até mesmo da internet, carregando as planilhas na nuvem e acessá-las pelo smartphone ou tablete.

  1. O Melhor Sistema para Gerenciamento de Clientes

Se você é um contador ou trabalha por conta própria numa área de informática, essa é para você.

O Excel facilita você guardar dados importantes de seus clientes, a fim de atender clientes da melhor maneira possível, e de forma organizada.

Com o uso do Excel, você pode coletar dados, analisá-los e apresentar conclusões para tomar decisões relacionados aos mesmos. É possível utilizar o Excel para extrair informações e criar relatórios.

  1. Facilidade de vender suas habilidades

Não coloque em seu currículo que apenas sabe Excel. Informe as funções específicas desta ferramenta que você tem habilidade.

E é exatamente nesta hora que aprender Excel avançado vai fazer sentido para você. Por que?

O curso de Excel avançado vai lhe dar a habilidade mexer nele por completo, não apenas em algumas áreas específicas. Isso por si só, já chama muito a atenção.

Você terá mais chances de ingressar no mercado de trabalho ou receber uma boa promoção. Todos querem crescer profissionalmente, e você terá uma excelente chance de fazer isso por aprender o Excel avançado.

Agora que você já viu a importância de aprender Excel avançado, você pode ter certeza de que na contabilidade ele tem uma função de ouro. Como assim?

A importância do Excel na contabilidade

contabilidade e aprender Excel avançado

Sem dúvidas, não há como negar. Um bom contador está sempre usando Excel. Isso por que os motivos acima são de fundamental importância. E você está fazendo o curso para contador, ou já o fez, não fique apenas no ensino básico.

Aprender Excel avançado tem sido o segredo para muitos contadores de sucesso que queriam dar uma alavancada na sua carreira.

Isso por que a ferramenta além de ser completa, oferece praticidade e rapidez para executar seus trabalhos.

Para você ter uma ideia exata do porquê de o Excel ser tão essencial para o contador, veja 4 coisas que você pode fazer somente com as planilhas do Excel avançado.

  • Número 1

O Excel facilita a Criação de planilhas para registrar recebimentos, desembolsos de caixa e conciliações bancárias. Estas serão as planilhas mais utilizadas na contabilidade.

Aprenda Excel avançado para incluir datas que o pagamento foi recebido ou pago, a quantidade de dólar, a classificação apropriada para efeitos fiscais, e uma coluna de descrição.

Essa coluna de descrição pode ser usada para incluir notas internas sobre as entradas. Você também poderá incluir fórmulas para calcular os totais de cada planilha, onde for necessário.

  • Número 2

Você pode criar planilhas para os créditos e obrigações. Por exemplo, se as vendas são feitas, mas você ainda não recebeu o pagamento, registre o valor da venda, a data da venda, a data prevista para o pagamento e um prazo que deve ser cumprido.

Personalize estas planilhas conforme necessário para o seu negócio para incluir descrições de vendas ou notas relacionadas aos clientes.

  • Número 3

Crie demonstrações financeiras em Excel usando planilhas individuais para o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e demonstração do fluxo de caixa. Essas planilhas podem ser ligadas uns aos outros sem problemas.

Por exemplo, o dinheiro na mão é reportado no balanço patrimonial e pode ser ligada à conciliação bancária mais recente. Você também pode incluir as contas pendentes e as contas bancárias nessa planilha. Isso vai lhe ajudar a manter suas dívidas pagas em dias.

  • Número 4

Você também pode analisar as planilhas utilizando as fórmulas do Excel. Fórmulas de contabilidade úteis incluem soma, média e mediana. Você pode usar essas funções de ordenação e subtotal para analisar os dados dentro de planilhas.

Por exemplo, você pode classificar a planilha de contas a receber e contas a receber subtotal pelos seus clientes. Usar estas funções do Excel lhe permite ver rapidamente as formas de melhorar a lucratividade da empresa.

Mais do que importante para seu negocio

porque e importante aprender-excel-avançado para o uso negócios

Sem dúvidas, só as utilidades das planilhas já lhe mostram os bons motivos pelos quais você deve usar o Excel na sua carreira.

O domínio do Excel é uma habilidade imprescindível para contadores e uma chave para o crescimento profissional deles.

Para análise e análise financeira, trituração de números e compilação de dados não-numéricos, o Excel continua a ser a ferramenta de escolha em todo o campo de contabilidade e finanças.

Tendo feito sua estreia em 1985, o Excel continua a ser uma ferramenta essencial na maioria das indústrias, apesar das mudanças tecnológicas desenfreadas. Usado para analisar dados, gerenciar orçamentos, prever e modelar o desempenho financeiro, é um elemento básico de negócios hoje.

O Excel é a ferramenta principal para a maioria das empresas de contabilidade. Ele é usado para prever e facilitar o crescimento de uma empresa. Também para ajudar os decisores a determinar o que um sistema precisa e quais mudanças devem ser implementadas.

Mesmo se você odiar o Excel, é uma dessas plataformas que você não pode evitar no mundo da contabilidade, não importa o nível de posição que ocupa.

Analistas de contabilidade, gerentes e mesmo diretores, devem dominar e poder usá-lo com a máxima eficiência. Para permanecer na contabilidade, você terá que aprender a ama-lo ou, pelo menos, a usá-lo corretamente.

Essas habilidades exigem prática e experiência; um contador júnior simplesmente não pode fingir o que ela ainda não aprendeu ou se desenvolveu. E mais uma vez nós alertamos a importância de aprender Excel avançado.

Se você gastar algum tempo e energia para se comprometer a aprender as funções de Excel mais complexas, você será uma mercadoria verdadeiramente valiosa entre empresas. Sejam elas públicas ou privadas.

Considere investir em um curso Excel se você precisar. Isso o ajudará a acessar um nível de experiência superior e, ao longo do tempo, um grupo de trabalho superior.

Procure se comprometer a realmente aprender os prós e contras das ferramentas que ele coloca à sua disposição, para que você possa realmente crescer na sua carreira em contabilidade.

 

Share

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chame no WhatsApp